Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

28/06/2012 -  Lwarcel investe em tecnologia e instala o primeiro secador vertical de celulose do mundo
As Empresas

São Paulo, 28/6/2012 – A Lwarcel Celulose, empresa do Grupo Lwart instalada em Lençóis Paulista (SP), anuncia o início da operação do primeiro secador vertical de celulose do mundo. Trata-se de uma máquina inovadora, com tecnologia desenvolvida pela alemã Voith, que oferece várias vantagens. Dentre elas, o gerente industrial da Lwarcel Celulose, Pedro Stefanini, cita a redução do consumo de vapor e energia elétrica além da ampliação da capacidade de secagem em uma área menor na fábrica. “O secador vertical está instalado logo à frente do secador horizontal, já existente. Pelo novo processo, a folha de celulose segue do secador horizontal para o vertical, onde sobe e desce por 14 vezes, e retorna ao horizontal para passar por mais 20 vezes para completar o ciclo de secagem, antes de seguir para a cortadeira para formação dos fardos”, conta.

O gerente industrial da Lwarcel ainda explica que a decisão de investir na aquisição desta nova tecnologia ocorreu em razão de o secador horizontal apresentar algumas limitações de capacidade para absorver picos de produção, que deixam de existir com a operação conjunta das duas máquinas. Além das vantagens, o executivo informa que há muitos benefícios operacionais, como a melhoria do sistema de limpeza e retomada da produção de celulose. Stefanini conta que o início da operação da máquina ocorreu em 14 de junho, após alguns testes que confirmaram as suas vantagens para o processo produtivo da empresa.

Sobre a opção da parceria com a Voith, o diretor geral da Lwarcel Celulose, Luis Künzel, explica que a empresa alemã já dispunha da tecnologia do secador vertical e buscava um parceiro para a instalação desta solução. Em paralelo, a Lwarcel tinha a demanda de ampliação da área de secagem, mas apresentava limitações de espaço físico para aumentar esta capacidade. “A demanda da Lwarcel Celulose, que é reconhecida pelo empreendedorismo e pelo foco em inovação, encontrou a solução tecnológica adequada para manter os resultados positivos no mercado onde atua”, comenta Künzel.

De acordo com o gerente de inovação, P&D e Vendas da Voith, Marcelo Karabolad dos Santos, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do equipamento, a melhoria do processo de fabricação decorrida da instalação da nova tecnologia possibilita à Lwarcel aumentar em até 15% a produção. Segundo o executivo, o projeto foi bastante desafiador em função do caráter inovador da instalação desta nova tecnologia em uma máquina já existente, que não parou de funcionar, e pelo curto prazo para sua implementação.

Sobre a Lwarcel Celulose
Com 25 anos de atuação, a Lwarcel Celulose, empresa do Grupo Lwart, instalada em Lençóis Paulista (SP), produz anualmente 250 mil toneladas de celulose de fibra curta de eucalipto, matéria-prima utilizada na fabricação de diversos tipos de papéis no Brasil e no exterior.

Toda a madeira consumida pela Lwarcel é proveniente de florestas plantadas de eucalipto que contam com investimentos contínuos em melhoramento genético e técnicas modernas em todas as etapas, do plantio à colheita. A empresa possui mais de 28 mil hectares de eucalipto com sistema de manejo certificado pelo FSC® (Forest Stewardship Council®).

O crescimento da Lwarcel está baseado em atitudes e princípios de gestão com foco no desenvolvimento sustentável. Com mais de 1,5 mil profissionais, entre colaboradores próprios e terceiros, tem seus processos de gestão de qualidade e ambiental certificados pela ISO 9001 e ISO 14001.

A Lwarcel registra o menor índice brasileiro de uso de água por tonelada de celulose produzida – aproximadamente 23 m³/ton, e é autossuficiente em energia renovável. A central termoelétrica movida a combustíveis renováveis gera 30MW de energia e 240t/h de vapor utilizados para abastecer a Lwarcel e as outras duas empresas do Grupo na cidade: a Lwart Lubrificantes e a Lwart Química.

Sobre o Grupo Lwart
O Grupo Lwart, sediado em Lençóis Paulista (SP), 100% nacional, é formado por três empresas que atuam nos setores de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, produção de celulose e impermeabilizantes para construção civil.

Com faturamento de R$ 732 milhões em 2011, a Lwart Lubrificantes, Lwarcel Celulose e Lwart Química empregam um total de 3,3 mil profissionais, entre colaboradores próprios e terceiros.

Fundado em 1975, o Grupo Lwart sustenta suas atividades nos pilares da Sustentabilidade Corporativa, que é o equilíbrio entre o sucesso financeiro, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno e a atuação ambientalmente correta. Suas empresas aproveitam todos os subprodutos de seus processos industriais, com melhor desempenho financeiro e menor impacto ambiental.

Mais informações:
ADS Assessoria de Comunicações (www.adsbrasil.com.br)
Contatos com:
Priscila Jacob – tel. 11 5090-3040 / e-mail priscilaj@adsbrasil.com.br