Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

06/12/2012 -  Nova tecnologia coloca o Brasil em posição de destaque na indústria mundial de rerrefino
As Empresas

A Lwart Lubrificantes, empresa do Grupo Lwart, líder na América Latina em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, acaba de dar um salto tecnológico com a construção de uma nova unidade em Lençóis Paulista (SP) para a produção de óleo mineral básico do Grupo II. Este avanço coloca o Brasil entre os poucos países com tecnologia para transformar óleo lubrificante usado em produto de alta qualidade em razão dos altos índices de pureza e desempenho. Trata-se de um processo que fecha o ciclo da sustentabilidade à medida que reaproveita um resíduo perigoso e o transforma novamente em um produto nobre (óleo básico), que é a principal matéria-prima para a formulação de óleo lubrificante.

A Lwart Lubrificantes explica que este novo produto cumpre todas as especificações da classificação do óleo básico do Grupo II estabelecidas pela API (American Petroleum Institute) para atender às demandas dos motores mais modernos, que seguem uma tendência de evolução da frota automotiva.

A nova linha de produção da Lwart Lubrificantes tem capacidade para processar 150 milhões de litros de óleo lubrificante usado por ano. O investimento de R$ 230 milhões na construção da nova unidade está alinhado à posição de referência do Brasil no setor de rerrefino. O País, que tem bom índice de coleta de óleo lubrificante usado, possui uma das legislações mais modernas, que define o rerrefino como a única destinação deste resíduo, regido pela Resolução Nº 362/05 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). É importante ressaltar também que vários setores da economia vêm buscando enquadramento às exigências ditadas pela recente “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, enquanto o setor de lubrificantes já é referência neste cenário em função dos muitos anos de boas práticas focadas em logística reversa.

A Lwart Lubrificantes atua no setor de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado há 37 anos, acompanhando de perto a evolução da demanda no mercado de óleos lubrificantes por óleos minerais básicos de alta qualidade. “As tecnologias de rerrefino se desenvolveram muito nas últimas décadas no exterior. Por isso, procuramos inovar, trazer para o País tecnologia de ponta e investir em uma nova linha de produção para desenvolver produtos de alto desempenho. Assim, fechamos o ciclo de vida do óleo básico, oferecendo ao mercado o que há de melhor no setor”, afirma Thiago Luiz Trecenti, diretor geral da Lwart Lubrificantes. 

Sobre a Lwart Lubrificantes 

A Lwart Lubrificantes, empresa do Grupo Lwart fundada em 1975, é a líder na América Latina no setor de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado. A companhia emprega mais de 1,2 mil profissionais, entre colaboradores próprios e terceiros, em suas duas unidades fabris, na matriz em Lençóis Paulista (SP) e na filial de Feira de Santana (BA).

Com 16 centros de coleta estrategicamente localizados pelo País, sua produção anual é superior a 100 milhões de litros de óleo mineral básico rerrefinado. A produção acontece a partir da coleta de cerca de 150 milhões de litros de óleo lubrificante usado, o que equivale a aproximadamente 45% do produto disponível para coleta no Brasil. 

A atividade da empresa é reconhecidamente sustentável por retirar do mercado um resíduo perigoso e transformá-lo em óleo básico, produto que volta para as formuladoras de óleo lubrificante acabado e pode ser reutilizado infinitas vezes. De acordo com a resolução CONAMA Nº 362/2005, o rerrefino é a única forma de evitar que o óleo lubrificante usado seja descartado incorretamente no meio ambiente. 

Sobre o Grupo Lwart 

O Grupo Lwart, sediado em Lençóis Paulista (SP), 100% nacional, é formado por três empresas que atuam nos setores de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, produção de celulose e impermeabilizantes para construção civil. 

Com faturamento de R$ 732 milhões em 2011, a Lwart Lubrificantes, Lwarcel Celulose e Lwart Química empregam um total de 2,9 mil profissionais, entre colaboradores próprios e terceiros. 

Fundado em 1975, o Grupo Lwart sustenta suas atividades nos pilares da Sustentabilidade Corporativa, que é o equilíbrio entre o sucesso financeiro, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno e a atuação ambientalmente correta.

Mais informações:
ADS Assessoria de Comunicações (www.adsbrasil.com.br)
Contatos com:
Priscila Jacob – tel. 11 5090-3040 / e-mail priscilaj@adsbrasil.com.br
Rodrigo Fonseca – tel. 11 5090-3043 / e-mail rodrigof@adsbrasil.com.br