Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

18/10/2013 -  Lwart Lubrificantes lidera a logística reversa de óleo lubrificante usado na América Latina
As Empresas

A Lwart Lubrificantes, empresa do Grupo Lwart, de Lençóis Paulista (SP), líder na América Latina em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, está à frente na questão da logística reversa do óleo lubrificante antes mesmo da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010 entrar em vigor.

O rerrefino é muito importante para a reciclagem do óleo lubrificante usado e de acordo com a Resolução Nº 362/05 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), todo óleo lubrificante usado coletado, deverá ser destinado a este procedimento.

Trata-se de um processo que fecha o ciclo da sustentabilidade à medida que reaproveita um resíduo perigoso e o transforma novamente em um produto nobre (óleo básico), que é a principal matéria-prima para a formulação de óleo lubrificante. Ao ser descartado inadequadamente, o óleo lubrificante usado causa grande impacto ao meio ambiente, pois apenas um litro do produto é capaz de contaminar um milhão de litros de água.

Além da contribuição ambiental, sob o aspecto econômico, o rerrefino atua evitando que o óleo lubrificante, um derivado de petróleo – portanto, um recurso finito – torne-se escasso.

Na medida em que vários setores da economia vêm buscando enquadramento às exigências da “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, o setor de lubrificantes é visto como referência neste cenário em função da existência de um sistema de logística reversa já implantado, com muitos anos de experiência e boas práticas.

Coleta e Rerrefino

“O óleo utilizado nos carros e máquinas industriais tem um destino correto e pode ser reaproveitado. A Lwart se responsabiliza por coletá-lo em postos de combustível, concessionárias, oficinas, transportadoras, indústrias e uma infinidade de outros locais totalizando mais de 60 mil pontos de coleta, para, em seguida, destiná-lo ao rerrefino”, explica Thiago Trecenti, diretor geral da Lwart Lubrificantes.

No Brasil são consumidos anualmente mais de 1,4 bilhões de litros de óleos lubrificantes. Destes, apenas 37% são destinados para a coleta e rerrefino. O restante ainda é descartado de forma ilegal ou inadequada.

Mesmo que uma parcela do óleo lubrificante não tenha como ser reciclado, porque é incorporado no processo produtivo, ainda há grande volume descartado de forma ilegal ou inadequada, provocando a contaminação da água, solo e ar. Estima-se que mais de 25% tem destinação ilegal. Países desenvolvidos conseguem fazer a logística reversa de até 60% do volume comercializado.

Sobre a Lwart Lubrificantes

A Lwart Lubrificantes, empresa do Grupo Lwart fundada em 1975, é a líder na América Latina no setor de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado. A companhia emprega mais de 1,2 mil profissionais, entre colaboradores próprios e terceiros, em suas duas unidades fabris, na matriz em Lençóis Paulista (SP) e na filial de Feira de Santana (BA).

Com 15 centros de coleta estrategicamente localizados pelo País, sua produção anual é superior a 100 milhões de litros de óleo mineral básico rerrefinado. A produção acontece a partir da coleta aproximadamente 150 milhões de litros de óleo lubrificante usado.

A atividade da empresa é reconhecidamente sustentável por retirar do mercado um resíduo perigoso e transformá-lo em óleo básico, produto que volta para as formuladoras de óleo lubrificante acabado e pode ser reutilizado infinitas vezes. De acordo com a resolução CONAMA Nº 362/2005, o rerrefino é o único destino legal para o óleo lubrificante usado.

Sobre o Grupo Lwart

O Grupo Lwart, sediado em Lençóis Paulista (SP), 100% nacional, é formado por três empresas que atuam nos setores de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, produção de celulose e impermeabilizantes para construção civil.

Com faturamento de R$ 750 milhões em 2012, a Lwart Lubrificantes, Lwarcel Celulose e Lwart Química empregam aproximadamente 3 mil profissionais, entre colaboradores próprios e terceiros.

Fundado em 1975, o Grupo Lwart desenvolve suas atividades pautadas nos pilares da Sustentabilidade Corporativa, que é o equilíbrio entre o sucesso financeiro, o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente e a atuação ambientalmente correta.

Mais informações:
ADS Assessoria de Comunicações (www.adsbrasil.com.br)
Contatos com:
Priscila Jacob – tel. 11 5090-3040 / e-mail priscilaj@adsbrasil.com.br