Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

18/05/2017 -  Projeto “Era Uma Vez Brasil” inicia encontros com professores de História de Lençóis Paulista e Macatuba
Cultura

Lançado no último dia 19 de abril em evento no Espaço Cultural Cidade do Livro, o projeto “Era Uma Vez... Brasil” acaba de iniciar os encontros com professores de História das cidades de Lençóis Paulista e Macatuba. A ação é uma iniciativa da Origem Produções e do Grupo Lwart, que levarão alunos do oitavo ano, do ensino fundamental II e professores da rede pública de ensino, para um intercâmbio cultural de 10 dias em Lisboa (Portugal), a fim de percorrer os caminhos e reviver o trajeto da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil.

Nesta primeira etapa, os professores de História participam de seis encontros, de Oficinas de Formação, para que eles estejam aptos a utilizar as Histórias em Quadrinhos (HQ) e os Vídeos como ferramentas de ensino-aprendizagem desta disciplina. O foco dos encontros é trazer novas abordagens possíveis para o estudo da história e literatura. A partir daí, eles estarão aptos a orientar os alunos inscritos no projeto – com propostas de atividades de leitura, pesquisa e produção - na produção de trabalhos que serão avaliados em uma etapa seguinte, com 100 alunos.

“O intuito dos encontros de formação é apresentar a etapa pedagógica do projeto, o contexto histórico envolvido e as técnicas para o desenvolvimento das atividades solicitadas. Nesta etapa será possível conhecer os professores parceiros, incentivar a troca de experiências entre eles e propor momentos de reflexão aos diferentes modos de pensar a História na escola”, explica Adriana Cristina de Godoy, coordenadora pedagógica do projeto.

Com três etapas, o projeto vai contemplar, até novembro, mais de cinco mil estudantes nas cidades em que será realizado, nos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia. Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

Após a preparação do corpo docente, com material didático específico, acontece a fase de produção específica dos alunos. De acordo com o desempenho deles, serão selecionados 100 participantes para a etapa CAMPUS, um dos destaques do projeto, que acontecerá no mês de julho, período de férias escolares, e os levará para um ‘acampamento’, onde poderão fazer uma imersão às diferentes linguagens artísticas e participando de oficinas de HQ, teatro, música, capoeira e audiovisual, entre outras atividades. E os 12 alunos melhores avaliados no projeto farão o intercâmbio, junto com dois professores, no mês de novembro.

Assessoria de imprensa – Origem Produções
Conceito Comunicação | (16) 3621-3252 | 9 9199-5147
Sonia Maggiotto | (16) 9 8136-4310 | sonia@conceitocomunic.com.br
Sérgio Nogueira | (16) 9 9161-7976 | sergio@conceitocomunic.com.br

Assessoria de Imprensa – Grupo Lwart
ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br)
Marcelo Domingues - tel. 11 5090-3010 / e-mail marcelod@adsbrasil.com.br
Thiago Stopf – tel. 11 5090-3011 / e-mail thiagos@adsbrasil.com.br
Juliana Patez - tel. 11 5090-3023 / e-mail julianap@adsbrasil.com.br
Maio / 2017