Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Voc est em:   Home Sala de Imprensa Notcias na Integra

Sala de Imprensa

26/07/2017 -  Projeto Era Uma Vez...Brasil revela nomes dos alunos e professores que faro intercmbio em Portugal
Cultura

No dia 15 de agosto o projeto “Era Uma Vez... Brasil”, criado pela Origem Produções e com patrocínio do Grupo Lwart pela Lei Rouanet, realiza o evento de encerramento de sua segunda fase, a etapa Campus, e o lançamento da etapa Intercâmbio. Na ocasião, acontece o lançamento do livro de histórias em quadrinhos “O dilema de Dom João” e a exibição dos curtas-metragens produzidos pelos jovens nas etapas Fatos Históricos e Campus do projeto. A noite também é do esperado anúncio dos estudantes e professores selecionados para a viagem de 10 dias a Portugal. O evento acontece às 19h30, no Teatro Municipal de Lençóis Paulista.

O livro de HQ é uma produção autoral de 100 estudantes dos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia que estão participando do projeto neste ano. O evento vai reunir autoridades, familiares dos participantes e gestores, diretores e professores das escolas.

A criação dos curtas-metragens pelos alunos de Lençóis Paulista e Macatuba foi resultado das oficinas de cinema realizadas durante sete dias, na ETEC Cidade do Livro, em Lençóis Paulista. Além do aprendizado nas oficinas de música, teatro, cinema e capoeira, o Campus foi uma oportunidade para promover a autonomia do estudante, visando antecipar algumas das experiências que viverão durante o intercâmbio.

O ponto alto da noite será a revelação dos nomes dos 12 alunos e dos 2 professores que foram selecionados para participar do intercâmbio cultural de 10 dias, em Lisboa (Portugal). Os escolhidos vão percorrer os caminhos e reviver o trajeto da Corte Portuguesa antes da chegada ao Brasil.

Ryan Kavazuro, de 13 anos, que mora em Lençóis Paulista e cursa o 8º ano na E.M.E.F. professora Lina Bosi Canova, está esperançoso que seja escolhido, por isso já está em busca de mais detalhes sobre a história de Lisboa. “Me interessei pelo projeto desde o início. Gosto muito de história e logo que soube da possibilidade de intercâmbio fui pesquisar mais sobre Lisboa, os castelos e a história do país. Estou me dedicando muito, testando as minhas capacidades para poder conquistar uma vaga. Será algo inesquecível em minha vida”, explica.

Quem também está otimista com a possibilidade de passar 10 dias em Portugal é a estudante Eliade Fonseca Bueno, de 13 anos, que mora em Macatuba e cursa a 8ª série na Escola Estadual Dr. Osmar Francisco da Conceição. “Fiquei sabendo do projeto após o comunicado feito em sala de aula pela professora e diretora da escola. Fiquei ansiosa e me dediquei ainda mais aos estudos. Quero passar e fazer o intercâmbio, conhecer Portugal e também mais sobre a história do Brasil. Se der tudo certo será a minha primeira viagem de avião. Uma viagem internacional. Estou muito feliz!”

Capacitação dos professores – Os docentes que participaram das atividades aprovaram a iniciativa que valoriza tanto a disciplina História, quanto a importância de preservar os acontecimentos relevantes relacionados à chegada dos portugueses ao Brasil.

“Depois de muita dedicação ao projeto posso afirmar que minha bagagem de conhecimento aumentou significativamente. As oficinas foram direcionadas com grande êxito, capazes de encurtar longas tardes de estudo. Sabemos que as mudanças não foram fáceis, mas com muita dedicação e responsabilidade fomos representados na etapa do Campus . Equipe maravilhosa e uma turma de excelentes profissionais. Parabéns a todos nós!”, relatava a professora Nancy Montanheiro, da Escola Estadual Professora Vera Braga F. Giacomini, de Lençóis Paulista.

“Além de contribuir para resgatar nossa cultura nacional o projeto representou uma transformação simultânea de alunos e professores, que tornaram-se  protagonistas na reconstrução de novos conhecimentos. Isso tudo só foi possível porque o projeto trabalhou com diversos gêneros textuais: HQ e produção  audiovisual, metodologias que proporcionaram a transição entre passado e presente de maneira simples e espontânea”, ressalta a professora Mara Maffei, da Escola Estadual Fernando Valezi, em Macatuba.

A interação do aluno com a história de seu país foi o ponto alto para a professora Natália Martins do Prado, que leciona na Escola Estadual Professora Fanny Altafim Maciel, também em Macatuba. “O projeto foi enriquecedor, tanto para os professores, quanto para os alunos. É a oportunidade do aluno sentir-se protagonista, sujeito da história! É a valorização da escola pública, da disciplina de História, do jovem, enfim, da educação, de uma maneira que em nosso país poucas vezes presenciamos. Serei eternamente grata por poder participar de tal projeto, por existir pessoas e empresas que acreditam em empreendimentos tão grandiosos e valorosos como esse projeto”, encerra.

O projeto “Era Uma Vez... Brasil” foi lançado em Lençóis Paulista no dia 19 de abril, em evento no Espaço Cultural Cidade do Livro. Desde então já ofereceu cursos e atividades para cerca de 500 alunos e professores da cidade e também do município vizinho de Macatuba.