Grupo Lwart Lwart Lubrificantes

Florestas de Eucalipto

Voc est em:   Home Lwarcel Celulose Florestas de Eucalipto

Florestas de Eucalipto


A Divisão Florestal da Lwarcel tem como principal missão o abastecimento de matéria prima para a fabricação de celulose na unidade industrial de Lençóis Paulista. Para isso, produz florestas localizadas em mais de 30 municípios da região, aonde conduz um avançado processo de manejo florestal em plantios realizados em terras próprias, parcerias e também em programa de fomento. 

O manejo florestal dos plantios da Lwarcel  visa alcançar a máxima produtividade florestal, assegurando porém, a conservação da capacidade produtiva das terras e dos recursos naturais.

A Lwarcel entende que a melhoria contínua da produtividade e da qualidade de suas florestas depende, em grande parte, da condução permanente de pesquisas e experimentos na área de tecnologia florestal, por meio dos quais são obtidos novos conhecimentos e desenvolvidos novos produtos. Assim, os controles de qualidade, o melhoramento genético, o sistema de manejo, a conservação dos solos e o controle de pragas e doenças são áreas onde a Lwarcel realiza esforços, visando o aprimoramento tecnológico e, em consequência, o melhoramento contínuo de suas florestas.

Em 2006 a Lwarcel Celulose recebeu a Certificação FSC® (Forest Stewardship Council® - Conselho de Manejo Florestal) para o manejo de 17.000 ha de florestas plantadas de eucalipto e também para a cadeia de custódia do seu processo de produção.

Esta certificação atesta que as operações florestais da Lwarcel cumprem os padrões de manejo florestal estabelecidos pelos Princípios e Critérios do FSC® e são consideradas bem manejadas. Os principais aspectos considerados pela certificação são: responsabilidade ambiental, condições de trabalho, cumprimento da legislação vigente, compromisso social da empresa com a comunidade e garantia de continuidade dos negócios.

O certificado de cadeia de custódia garante o controle de origem da matéria-prima utilizada na fabricação da celulose e a rastreabilidade até o produto final.

Florestas plantadas no Brasil 

Segundo o Anuário Estatístico da ABRAF 2009 (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas), o Brasil tem 6,6 milhões de hectares de florestas plantadas, área que equivale a 0,77% do território do País. Fonte de energia renovável de biomassa e de produtos ambientalmente corretos, as florestas plantadas recuperam áreas degradadas, conservam importantes ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção e são responsáveis pela geração de empregos e de riquezas em áreas distantes de centros urbanos do País.


A Cultura do Eucalipto no Brasil



A SBS (Sociedade Brasileira de Silvicultura) disponibilizou em formato digitalizado o livro " A Cultura do Eucalipto no Brasil", para acessar entre no site: www.sbs.org.br

Clique abaixo e assista ao vídeo "Florestas Plantadas" produzido pela BRACELPA para apresentação dos benefícios da cultura do eucalipto durante a COP 15, que aconteceu em dezembro de 2009 na Dinamarca.

 
Viveiro

O viveiro é responsável pelo fornecimento de mudas para o plantio das florestas de Eucalipto. Possui capacidade anual de produção de 7,5 milhões de mudas. 

A produção das mudas se dá por meio de propagação vegetativa, sendo que 100% são mudas clonadas. Consiste na coleta de mini estacas dos mini jardins clonais e o plantio em tubetes contendo substrato. 

Depois de plantadas, as mudas são levadas à casa de vegetação, onde permanecem de vinte a trinta dias sob condições controladas de umidade e temperatura. Estas condições formam o ambiente ideal para o enraizamento e desenvolvimento das mudas. 

Na fase de aclimatação, as mudas permanecem por dez dias com sombreamento de 50% e são selecionadas, recebendo adubação e irrigação adequadas. 

Após o período na casa de sombra, as mudas permanecem por, aproximadamente, mais sessenta dias em pleno sol, e recebem adubação e irrigação até atingirem a qualidade ideal para o plantio. 

A cada etapa do processo as mudas passam por controles de qualidade. O objetivo é que ao chegar na expedição, atendam aos padrões mínimos de qualidade. 

Em todo o processo as bandejas são suspensas, sendo possível, assim, maior controle sobre agentes patogênicos, maior facilidade de manejo e ambiente de trabalho mais ergonômico para os colaboradores.





Conhea Melhor






Resumo pblico do Plano de Manejo Florestal:


Resumo Pblico de Manejo Florestal 2016 (2,75 MB - PDF)

Para visualizar os arquivos em PDF necessrio o Adobe Reader




Auto Declarao sobre a Poltica de Associao ao FSC:

Auto declarao verso portugus (1,65 MB - PDF)

Para visualizar os arquivos em PDF necessrio o Adobe Reader



Auto declarao verso ingls (1,65 MB - PDF)

Para visualizar os arquivos em PDF necessrio o Adobe Reader



Consulta Pblica

Consulta Pblica Madeira de origem controlada (1,80 MB - PDF)

Para visualizar os arquivos em PDF necessrio o Adobe Reader