O que é gestão de resíduos e qual sua importância para a sociedade e o meio ambiente
A gestão e o reaproveitamento de resíduos são essenciais para minimizar os impactos que as atividades industriais podem causar ao meio ambiente.
O que é gestão de resíduos?
É um conjunto de ações que trabalha a forma de uso, coleta, transporte, armazenamento, tratamento, destinação e demais etapas dos resíduos de uma empresa ou residência, da maneira menos impactante possível ao meio ambiente.
Como praticamente todas as atividades econômicas geram algum tipo de resíduo em suas atividades, a gestão desses resíduos é um meio de minimizar impactos ambientais e, ao mesmo tempo, gerar benefícios para a sociedade e reduzir riscos de prejuízos financeiros decorrentes de má gestão ambiental.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as empresas têm responsabilidade pelos danos ambientais que decorram de resíduos gerados em seus processos produtivo e elas podem ser multadas ou até mesmo terem suas atividades paralisadas caso não deem um destino adequado a seus resíduos.
Mas como realizar uma gestão de resíduos de forma eficaz?
Para isso, os geradores precisam adotar um conjunto de iniciativas coordenadas para mapear seus processos e analisar os tipos de resíduos gerados em cada etapa. Assim, é possível quantificá-los e classificá-los, para destiná-los corretamente, seja por meio de processos internos ou de contratação de empresas especializadas e comprometidas com o meio ambiente e a sustentabilidade.
A Lwart é uma empresa brasileira de soluções ambientais baseadas na sustentabilidade e economia circular. Atua, há quase 50 anos, na coleta e rerrefino do óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC), na produção de óleos básicos e na gestão de diversos tipos de resíduos pós-consumo.
O OLUC é um bom exemplo de resíduo que deve ser destinado corretamente. Gerado na indústria automotiva, leve e pesada, e em maquinários industriais de diversos setores, é considerado um resíduo perigoso e, quando descartado incorretamente, pode poluir os rios, o solo e o ar. A Lwart Soluções Ambientais contribui para que esse resíduo seja transformado e inserido novamente na cadeia de consumo, ajudando o meio ambiente e praticando a economia circular, em um ciclo infinito e sustentável.
O que é economia circular?
Economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócio e da otimização nos processos de fabricação, com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis, eliminando resíduos e poluição desde o princípio da cadeia.
É a ciência que se opõe ao processo produtivo da economia linear, que busca produzir sem esgotar os recursos naturais e poluir o meio ambiente, visando a preservação do planeta e repensando as práticas econômicas a longo prazo.
A base da economia circular está no equilíbrio da natureza, em um movimento denominado “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde todo resíduo é aproveitado, continuamente, em um novo ciclo e permanece o maior tempo possível na economia.
Para entender como é possível aplicar a economia circular, uma empresa precisa realizar o mapeamento de seus processos e analisar os resíduos gerados em cada etapa. Depois, realizar a classificação e quantificação, para definir a forma correta de armazenamento e buscar a destinação apropriada de cada resíduo.
Os resíduos podem ser classificados de acordo com sua origem, composição e periculosidade. É importante que cada um seja destinado corretamente para que o ciclo se complete.
Por que a gestão de resíduos é importante?
Um estudo da International Solid Waste Association (ISWA) mostra que o Brasil é o maior produtor de resíduos urbanos da América Latina e Caribe, representando cerca de 40% do que é jogado fora. O estudo prevê, ainda, que a geração mundial de lixo chegará a 3,4 bilhões de toneladas, por ano, até 2050.
A gestão inadequada de resíduos representa uma ameaça direta ao meio ambiente, à biodiversidade e à saúde humana, tanto em nível local quanto global, afetando bilhões de pessoas.
O gerenciamento correto de resíduos é a melhor maneira de reduzir tal impacto e gerar vantagens para os negócios, como a redução de desperdício e custos, a melhora do potencial competitivo e os ganhos de reputação perante a sociedade.
Quando bem realizada, seja pela própria empresa ou por prestadores de serviço qualificados, a gestão de resíduos viabiliza o crescimento saudável e sustentável de uma organização, evitando questões judiciais e insatisfação de clientes e da sociedade.
Fontes:
https://iwastes.com/2021/06/10/o-que-e-gestao-de-residuos-e-por-que-e-importante/
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/economia-circular/
Compartilhe nas redes sociais: