“A Hora do Conto” completa 18 anos unindo inovação e tecnologia
Projeto começa em setembro com contações de história online aos alunos do 4º e 5º ano das escolas de Lençóis Paulista e Macatuba
A arte de contar histórias é um exercício de imaginação, encantamento e uma forma divertida de incentivar a leitura. Com efeitos sonoros, cenários e personagens animados, esse momento pode ser ainda mais lúdico e interativo. Este ano, o projeto “A Hora do Conto”, idealizado por Leda Fernandes completa 18 anos e, para marcar a ‘maioridade’, o projeto ganhou novos cenários e figurinos, sonoplastia ao vivo, direção cênica e ainda uniu tecnologia e inovação, com as contações transmitidas no formato online, via youtube.
Se antes da pandemia as contações de histórias eram realizadas nas salas de leitura de escolas e bibliotecas das cidades, agora o projeto pretende atuar em dois momentos.
Ao todo serão 190 contações de história com início em setembro, com as histórias sendo transmitidas online aos alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais e particulares de Lençóis Paulista e Macatuba e, posteriormente, com o retorno das aulas, as histórias serão presenciais, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e governos municipais e estadual.
Leda Fernandes explica que, nessa primeira etapa serão 95 histórias online, mas espera-se que as demais etapas – com histórias, workshops e oficinas para educadores – possam ser ministradas de maneira presencial, respeitando as recomendações. “As histórias promovem oportunidades de encontros consigo mesmo, de estreitamento de laços entre as pessoas, amplia o vocabulário, além de ser, também, oportunidade de fortalecimento psicológico e emocional de todos que ouvem”, comenta Leda.
O projeto conta com o patrocínio exclusivo da Lwart Lubrificantes, por meio do Ministério da Cidadania, o que possibilitou a ampliação do número de histórias, o aumento de alunos contemplados e toda inovação de cenário, figurino e sonoplastia.
Para Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação da Lwart Lubrificantes, a iniciativa reforça os valores da empresa, apoiando a educação e cultura junto às comunidades onde atua.