O que é OLUC?
O Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, também conhecido pela sigla OLUC, é gerado em todas as aplicações que exigem lubrificantes. Tem várias origens, mas uma das mais conhecidas é o óleo que retiramos do motor do carro quando realizamos a troca.
Os óleos lubrificantes são muito utilizados na indústria automotiva de linha leve (mecânicas, supertrocas, oficinas) e pesada (rodoviário, ferroviário, aeroportuário), bem como em máquinas industriais nos mais variados setores – do agronegócio à mineração.
Eles servem para evitar o desgaste e lubrificar partes móveis de um motor, criando uma película que minimiza o atrito. Seu principal componente é o óleo básico, que pode ser de origem sintética ou mineral.
O óleo básico mineral é fabricado a partir do refino do petróleo ou do rerrefino, que é a reciclagem do óleo lubrificante usado. Esse processo elimina metais pesados e contaminantes, e transforma esse óleo usado novamente em óleo básico: matéria-prima para fabricação de novos óleos lubrificantes. Tudo isso num ciclo infinito e sustentável.
O que é o Óleo Lubrificante Usado?
O Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, também conhecido pela sigla OLUC, é gerado em todas as aplicações que exigem lubrificantes. Tem várias origens, mas uma das mais conhecidas é o óleo que retiramos do motor do carro quando realizamos a troca.
Com o uso, o lubrificante perde suas funções e desempenho, aumentando o atrito entre as partes do motor, tornando necessária a troca do óleo. Esse óleo lubrificante pós-consumo passa a ser chamado de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC). Em alguns locais, ele é tratado como óleo queimado.
É um resíduo perigoso devido à sua toxicidade que, comprovadamente, causa impactos no meio ambiente e na saúde das pessoas.
Se descartado incorretamente, o OLUC pode tornar o solo infértil para agricultura, poluir o ar com metais tóxicos, contaminar a água e causar a morte de animais. Para se ter uma ideia, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar um milhão de litros de água.
Qual o destino correto do OLUC?
A única destinação do OLUC do ponto de vista legal é a reciclagem por meio do rerrefino. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) determina que “todo Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos”. As mesmas diretrizes determinam que o OLUC deve ser entregue a uma empresa coletora, devidamente autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), para realizar essa tarefa.
A ANP e o CONAMA são responsáveis pela regulamentação e pela fiscalização das atividades de coleta, transporte e rerrefino do óleo lubrificante, além de punir os que descumprem as normas operacionais.
A guarda irregular e o descarte inadequado do OLUC é crime ambiental, e todos os envolvidos estão sujeitos a penalidades previstas na legislação, que podem ir do pagamento de multas, passando por responsabilização pelos danos ambientais causados e suspensão das autorizações do estabelecimento, chegando até mesmo a reclusão.
Ciclo de vida do OLUC
Armazenamento
O ciclo de vida do OLUC começa com a troca do óleo usado e seu armazenamento. O modo correto de armazenar o Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC), que deve ser adotado pelas geradoras de OLUC, é em um local apropriado, que atenda a critérios de segurança, como a ausência de riscos de vazamentos ou a possibilidade de mistura com substâncias que possam causar acidentes, até ser entregue ao coletor autorizado pela ANP.
Coleta
O passo seguinte é a coleta. Ela deve ser feita, nos geradores, por empresas credenciadas na ANP, como a Lwart.
Rerrefino
O rerrefino da Lwart acontece na nossa fábrica, em Lençóis Paulista. Consiste em um processo que transforma o óleo usado em óleo básico do Grupo II, com altíssima qualidade e excelente desempenho, com um grau de pureza igual ou superior ao produto de primeiro refino.
Mercado
Após o rerrefino, o óleo básico volta ao mercado, podendo ser usado em diversos segmentos industriais, como o de lubrificantes automotivos, alimentos, óleos isolantes e setor agrícola.
Ou seja: o ciclo de vida do OLUC garante que o óleo usado tenha um destino nobre e volte ao mercado com alto grau de pureza e pronto para ser usado novamente, infinitas vezes.
FONTES:
https://www.sindilub.org.br/oluc/
https://www.lwart.com.br/coleta-de-oleo-lubrificante-usado/
Cartilha sobre Óleo Lubrificante Usado – Portal Sustentabilidade (elaboração Lwart)
Compartilhe nas redes sociais: